Administração de Itaipulândia lança ‘Outubro Rosa’ com foco na prevenção

Data de Publicação: 01/10/2019

Foi lançado nesta terça-feira, 01 de outubro, a campanha do Outubro Rosa em Itaipulândia. O evento aconteceu no saguão de entrada da Prefeitura e contou com a presença da Prefeita Cleide Prates, Secretária de Saúde Márcia Parizoto e demais funcionários públicos.

A prefeita destacou a importância da campanha e pediu para que todos se dediquem, procurando ajuda e prestando auxílio as pessoas que necessitam. “Precisamos alertar as pessoas para realizar um diagnóstico precoce, disseminando a prevenção do câncer de mama e de outros canceres que infelizmente fazem muitas vítimas, trazendo sofrimento para toda família e também dar atenção especial para aqueles que já estão acometidos por esta doença”, salientou Cleide.

Já a Secretária de Saúde, Marcia Parizoto destacou que a equipe da saúde estará dando uma atenção toda especial durante este mês de outubro na prevenção e também na arrecadação de lenços, para mulheres que estão em tratamento. “Toda equipe da saúde vai estar atenta, com foco maior neste mês de outubro, para incentivar o auto exame e detectar possíveis casos e que possam ser tratados no início, com maior probabilidade de cura. Também estamos com a Campanha ‘Lenço Solidário’, em parceria com a ACIAI (Associação Comercial e Empresarial de Itaipulândia), arrecadando lenços que serão destinados às mulheres que estão em fase de tratamento contra o câncer”, destacou a secretária.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.