CAMPANHA MENOS AÇUCAR MAIS SAÚDE


Data de Publicação: 08/10/2019

As nutricionistas do NASF, Andréia e Silvane da Secretaria de Saúde, e Soraya da Secretaria de Educação do município de Itaipulândia, lançaram na manhã desta terça-feira, dia 08 de outubro, a Campanha “MENOS AÇUCAR MAIS SAÚDE” dentro dos estabelecimentos públicos.

Esta campanha faz parte das ações do Outubro Rosa, Semana Mundial da Alimentação comemorado neste mês e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e tem como objetivo conscientizar os funcionários e população sobre o uso exagerado do açúcar.

O açúcar é um dos alimentos mais consumidos

em excesso pela população atualmente. É ele o principal responsável por doenças crônicas, como diabetes, obesidade, câncer, entre outras. Também está ligado a distúrbios gastrointestinais e mentais.

Os brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde, consomem uma média de 80 gramas de açúcar por dia, o equivalente a 18 colheres de chá, sendo que a recomendação máxima diária é de 25g. A maior parte, 64%, corresponde ao que é adicionado pela pessoa, aquela colher colocada no café, suco ou chá. Os outros 36% são de alimentos industrializados (refrigerantes, sucos artificiais, biscoitos, achocolatados, entre outros).

Preste atenção em quantas colheres de açúcar você coloca no seu cafezinho, quantos cafés toma ao dia inclusive? Em sucos, chás e outras bebidas quanto você coloca de açúcar?

Ver mais notícias