Secretarias de Saúde e Assistência Social realizaram reunião com vereadores

Data de Publicação: 16/10/2019

Recentemente, foi realizada uma importante reunião na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença da Secretária de Saúde, Marcia Parizotto, o coordenador e enfermeiras do PSF, a coordenadora e os profissionais do NASF, juntamente com os profissionais da assistência social e a Secretária da pasta, Sandra Facioni. Também estiveram presentes o conselheiro tutelar, Douglas da Silva, bem como os vereadores, Marcos Paulo Coradine, Claudemir da Silva Homem e Carla Eliane Mohr.

O assunto discutido foi o fluxograma da Rede de Proteção, como também foi analisada a grande demanda de pacientes psicológicos em lista de espera, que é um problema que vem sendo enfrentado pela Administração Pública. Observou-se que é necessário que para cada paciente, em situações consideradas graves, seja feito um estudo de caso e nova reunião sobre o paciente e a partir desta, ficará determinada quais das secretarias atenderá o caso.

Também discutiu-se sobre a questão da grande demanda, pois a lista com pacientes em fila de espera na Secretaria de Saúde vem aumentando a cada dia, possuindo atualmente mais de 100 pacientes somente no posto de Saúde Central. Alguns casos mais simples, porém não menos preocupantes, são atendidos de quinze em quinze dias, sendo que seus atendimentos foram reduzidos de uma hora de atendimento para meia hora, isso para que se pudesse atender um número maior de pacientes.

Devido a toda essa problemática, a vereadora Carla Eliane Mohr, orientou as secretarias para elaborar projetos para que essa demanda diminua e consequentemente os atendimentos clínicos sejam menores. Portanto, cada secretaria ficou responsável pela criação de seus projetos que podem entrar em vigor, somente após aprovação pela Câmara de Vereadores.