Jovens de Itaipulândia prestam juramento e recebem Certificado de Dispensa de Incorporação

Data de Publicação: 24/10/2019

A Junta de Serviço Militar de Itaipulândia (JSM) realizou nesta quinta-feira (24), a solenidade de Juramento à Bandeira e entrega de Certificados e Dispensa de Incorporação, para os jovens nascidos em 2001 e anteriores, no Centro de Artes.

O evento contou com a presença da Prefeita e Presidente da JSM, Cleide Prates, 1º Tenente e Chefe do PRM Cascavel, Miguel Arquimedes Camargo Moraes, Presidente do Legislativo Municipal, Vilson Nei Serena e os vereadores, Marcos Paulo Coradini e Claudemir da Silva Homem, Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Facioni, Subtenente Ivan e Soldado Gomes, Secretário da JSM de Itaipulândia Valter Manentte e familiares.

O Tenente Arquimedes disse que “a disciplina é a organização da nossa liberdade” e desejou sucesso em suas vidas. Disse ainda que “servir a pátria é muito mais que um papel de cidadania, e que temos que seguir com valores maiores e não depender de outros, mas de nós mesmos para fazermos um país melhor”.

O Presidente do Legislativo Municipal, Vilso Nei Serena parabenizou todos os jovens e familiares e salientou que durante muitos anos exerceu a função de Secretário da Junta de Serviço Militar em Itaipulândia. “Fiz este trabalho aqui no município e sei da importância deste documento. Espero que se tornem homens responsáveis e defendam a pátria”, disse Viti.

A Prefeita e Presidente da JSM de Itaipulândia, Cleide Prates saudou os jovens e destacou que eles são a esperança do futuro. “Este é um momento ímpar na vida de vocês que precisam cultivar os bons costumes e agora se tornando adultos, que sejam responsáveis e valorizem os ensinamentos dos seus pais e professores. Sejam cidadãos do bem, cumpram as leis, sejam bons pais e filhos, e bons profissionais”, destacou Cleide.

O Alistamento Militar é necessário para que o jovem exerça a sua cidadania plena, isto é, tenha acesso a serviços e ingresse ou não no Serviço Militar. Caso ele não se aliste, ficará impedido de prestar concurso público, retirar passaporte, ter acesso a emprego público ou privado, se matricular em curso superior, entre outros.