AÇÕES REALIZADAS PELA EQUIPE DE ENSINO NO ANO DE 2019


Data de Publicação: 06/12/2019

A Secretaria de Educação do município de Itaipulândia, durante o ano de 2019, contou com uma equipe pedagógica, denominada Equipe de Ensino que, ao longo do ano, realizou inúmeras ações de assessoramento pedagógico aos professores e, consequentemente, aos alunos.

Esta equipe pedagógica, neste ano, está composta por 8 assessoras educacionais, a maioria sendo professoras do quadro próprio do magistério, cada uma representando e sendo responsável por uma ou mais áreas do conhecimento, e nível ou modalidade de ensino.

Adinha Mohr — Educação Infantil (Escolas e CMEIs);

Ângela Maria Andreski — Matemática;

Daniele de Jesus da Silva — Arte, Corpo e Movimento, Educação Física e atendentes de biblioteca;

Eliane Viana — História e Ensino Religioso;

Elza Gonçalves Seibert — Ciências;

Maria Lourdes Hilgert Kraulich — Língua Portuguesa e revisão de todo o material didático de apoio produzido;

Marineide Inês Mielke Lunkes Trojack — Geografia;

Rosane Marlise Herther — Educação Especial.

Dentre as ações realizadas pela equipe, expõem-se:

- Elaboração e reorganização de material didático de apoio a professores e alunos;

- Direcionamento da formação contínua dos professores em grupos de estudos dirigidos;

- Elaboração e organização de simulados para familiarizar os alunos quanto ao uso de instrumentos avaliativos das avalições externas;

- Aplicação de avalições externas diagnósticas em larga escala, como a Prova Paraná, para os 5ᵒˢ anos (três edições em 2019), Prova Paraná Mais, para os 5ᵒˢ anos (edição única em 2019) e Prova de Fluência em Leitura, para os 2ᵒˢ anos (edição única, em 2019);

- Participação nos grupos de estudos organizados pela AMOP, para a reelaboração e organização da Proposta Pedagógica Curricular — Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais) para a Rede Pública Municipal da Região da Amop — 2020, pautada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular do Paraná;

- Organização e execução da formação Conexão Professor em Ação, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, SEED;

Para a elaboração do material didático de apoio, a equipe de ensino contou com assessoramento de profissionais com formação específica na área do conhecimento, em sua maioria, vinculados à AMOP.

As formações em grupos de estudos com os professores, ocorreram semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da carga horária e segmento de ensino de cada profissional. Nestes grupos foram estudados textos paradidáticos, unidades pedagógicas e os conceitos de cada área, previstos no plano de ensino, contribuindo com o embasamento teórico dos professores para ministrarem suas aulas.

A elaboração e reorganização de material didático de apoio a professores e alunos do Ensino Fundamental (segmentos de 1º ao 5º anos), ocorreu em paralelo às formações. Este material didático está sendo enviado para a gráfica para distribuição aos alunos no ano de 2020. As demais ações mencionadas foram realizadas também em paralelo às duas atribuições dessa equipe, mencionadas anteriormente.

A Equipe Administrativa da Secretaria de Educação também realizou formações em grupo de estudos, nas dependências da Equipe de Ensino, direcionadas às direções, coordenações e auxiliares administrativos escolares.

Ver mais notícias