Secretaria de Saúde oferece exame preventivo para as mulheres


Data de Publicação: 13/03/2020

No Brasil, o câncer de colo de útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Porém quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. A doença é silenciosa em seu início e sinais e sintomas com sangramento vaginal, corrimento e dor aparecem em fases mais avançadas da doença.

O atendimento para realização dos exames será no Posto Central Geni Terezinha Basso, neste próximo sábado, dia 14 de março, e também no dia 21 de março, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17h. Será feita a coleta de preventivo, testes rápidos e verificação da situação vacinal.

O exame preventivo (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Itaipulândia irá promover dois dias para que todas as mulheres possam fazer os exames.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais no dia anterior ao exame, evitar o uso de duchas nas 48 horas anteriores a realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

É obrigatório os documentos pessoais, como: RG, CPF, cartão SUS para o preenchimento e encaminhamento do exame. O resultado estará disponível entre 30-40 dias e deverá ser retirado no Posto de Saúde.

Ver mais notícias