Administração Municipal distribui sementes de Crotalária e faz recomendações sobre a dengue em Itaipulândia

Data de Publicação: 16/03/2020

Na manhã desta segunda-feira (15), a Administração Municipal de Itaipulândia passou algumas recomendações para todos os alunos da rede municipal de ensino sobre como prevenir o Coronavírus e aproveitou o momento para orientar sobre as melhoras formas de prevenir a dengue em nosso município.

Contando com a presença da Prefeita Cleide Prates, da Secretaria de Educação, Marli Basso, e da Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Marli Kaefer, os alunos receberam orientações de como evitar que o mosquito Aedes aegypti se prolifere em nossas casas.

Além disso, receberam sementes de Crotalária, planta que atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa ou empresa, a libélula, que também busca colocar ovos em água parada, vai depositar seus ovos e as larvas desses vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue, acabando com aquele foco.

O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, incluindo o Aedes Aegypti. Assim, a cadeia reprodutiva do mosquito da dengue é quebrado.

Os alunos também vão receber um livro, produzido pela Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

MAS ATENÇÃO! As outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos, sem águia parada continuam. A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem. FIQUE ATENTO!