Paciente escreve carta aos profissionais de saúde após evento de trombose múltipla

Data de Publicação: 23/12/2020

No dia 30 de novembro, por volta das 9h30 Marlei Lautert sentiu um profundo mal-estar acompanhado de cansaço, falta de ar e fraqueza nas pernas. Imediatamente procurou o Centro de Saúde Geni Basso e durante o atendimento, desmaiou. Com urgência, foi transferida para o Hospital e Maternidade Itaipulândia e atendida pelo médico Dr. Ciro Carvalho (CRM/PR 34494). O quadro era grave, com a pressão baixa, a vida de Marlei estava em risco.

Após quatro dias de internação e cuidados intensivos da equipe médica, a pressão de Marlei voltou ao normal. Os exames constataram quadro grave de trombose pulmonar, ocasionado por dois trombos bilaterais no pulmão. Um trombo é um coágulo sanguíneo, gasoso ou de gordura. Os que levaram Marlei até o Pronto Socorro eram de sangue.

Dr. Ciro, responsável pelo atendimento, relata: “O quadro era perigoso, eu não sabia como ainda estava viva, a paciente constou dois trombos de calibre grande: não morreu por ser uma pessoa ativa, com um estilo de vida saudável. O coração dela foi bem forte. Se fosse outro, tinha partido”.

Mas não era a hora da servidora pública partir. Ex-sedentária, e obesa, Marlei já chegou aos 93,8kg, acumulando sérios problemas de saúde. No Natal de 2019, resolveu que iria mudar seu estilo de vida: “Eu tinha que tomar uma atitude e quando começou um novo ano e coloquei isso como meta para mim. E não fosse ter feito isso, eu teria morrido”.

Após nascer de novo, tomou outra grande decisão: escrever uma carta agradecendo aos profissionais de saúde que salvaram a sua vida. “Fiquei imóvel três dias. E percebi que a gente se incomoda e se aflige por coisas sem sentido na vida. Poder ver uma folha balançar com o vento, sentir a brisa, hoje têm um valor muito grande para mim. Sinto muita gratidão por todos que me atenderam. Ainda me ligam, perguntam como estou. Cada dia uma vitória”.

Acompanhe, na íntegra, a carta de Marlei para os profissionais de saúde. E que, neste Natal, o exemplo dela possa ser seguido por mais e mais de nós: tirar os velhos objetivos do papel e aprender a dar mais valor às coisas pequenas. A vida é efêmera.

***

Eu Marlei Aparecida Volkmer Lautert, residente e domiciliada na Linha Esquina Gaúcha, neste Município, venho através desta mensagem, AGRADECER, agradeço a muitas pessoas.

- Agradeço a Deus, sem ele eu não teria a chance de estar aqui hoje;

- Agradeço a todos os funcionários do Hospital e Maternidade Itaipulândia, (aos Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, a Equipe do Samu de Itaipulândia, ao Samu UTI Móvel, as recepcionistas, a Direção, ao pessoal da cozinha, da Limpeza e aos demais funcionários, que me prestaram assistência no momento crucial de minha existência dia 30 de novembro, onde fui surpreendida pela fragilidade, pela dor, pelo risco de vida, e pela sorte, onde apesar de estar com 02 trombos em meu pulmão, sobrevivi a essa turbulência. A situação se agravou e tudo foi muito rápido e se não fosse pela rapidez e decisão de quem cuidou de mim, talvez eu não tivesse a chance de poder estar escrevendo essa carta;

- Agradeço as Técnicas em Enfermagem do Centro de Saúde Geni Teresinha Basso pelo socorro imediato no momento fragilizado que eu estava passando;

- Agradeço a Administração Pública por toda a Assistência prestada, através de seus funcionários, exames, transporte, medicação, internamento, conforto, no momento difícil em que me encontrava;

- Agradeço a minha família pela preocupação e todos os cuidados com minha pessoa;

- Agradeço aos amigos, a todos que se importaram com a minha vida, que se preocuparam com meus filhos, que auxiliaram de alguma maneira;

- Agradeço a todos que rezaram e pediram a Deus pela minha saúde;

Agradeço a cada um de vocês. Serei sempre grata pela vida. Vocês todos são muito importantes para mim e minha família. No momento da dor é que mais se conhece o amor.

Desejo um Feliz e abençoado Natal a vocês e suas famílias. E um Ano Novo cheio de realizações. Que a força de Deus esteja sempre presente em nossas vidas e em nossa cidade.

Com carinho

Marlei Aparecida Volkmer Lautert