Unidade Sentinela realizou mais de 1 mil consultas em menos de 4 meses


Data de Publicação: 07/01/2021

A Unidade Sentinela, posto instalado entre o Centro de Saúde Geni Basso e o Hospital e Maternidade Itaipulândia, e que agora está localizado na antiga base da EMATER, já realizou mais de 1 mil consultas desde a data de abertura, em 14 de setembro de 2020. Deste total, 741 pacientes tiveram coletas para o exame de Proteína C-Reativa (PCR) para Covid-19, cerca de 74%.

O posto é temporário, irá operar durante a pandemia e está focado a receber especificamente pacientes com síndromes gripais para consulta médica agendada e presencial. O objetivo na instalação do ponto de isolamento é evitar que pacientes infectados com o Coronavírus entrem em contato com outros pacientes ou profissionais nas demais Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família e no HMI.

A Unidade Sentinela funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Fora deste horário ou nos finais de semana, os pacientes devem procurar o Hospital, sempre utilizando máscara cobrindo a boca e o nariz e mantendo o distanciamento social. Para agendar a consulta, também há o telefone e WhatsApp de plantão (45) 9999-0973 disponível sábados e domingos das 7h30 às 19h30.

Covid-19 em alta

Nesta quarta-feira (7), quase uma semana depois do Réveillon e duas semanas depois das comemorações de Natal, os índices de pacientes com o Covid-19 voltaram a subir, inclinando ainda mais a curva dos gráficos.

Uma rápida análise: em 23 de dezembro, o Boletim Coronavírus registrou 406 pacientes positivos e 4 ativos. Em 4 de janeiro, o número de positivos subiu para 422 e 15 ativos. Ontem, dia 6 de janeiro, a Secretaria de Saúde confirmou o 431º caso positivado com 21 ativos, um aumento de quase 500% desde o período antes do Natal.

A crescente é resultado da falha da população em não seguir os protocolos sanitários durantes as festividades de final de ano. Viagens ao litoral, ceias com grande número de pessoas, shows da virada: estas são algumas ações que comprometem seriamente o trabalho dos profissionais da saúde no combate à Covid-19 pois, trazem como resultado, hospitais sem leitos disponíveis de UTI. Consequentemente, mais óbitos serão registrados.

Ver mais notícias