Equipe do SAMU presta treinamento na UBS Jacutinga


Data de Publicação: 03/02/2021

Na tarde desta terça-feira (02), a equipe Bravo 31 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou um treinamento de primeiros socorros para a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jacutinga. Todas as terças-feiras, às 16 horas, a unidade fecha para reuniões e educação continuada.

O treinamento abordou temas como: avaliação inicial, abordagem primária rápida, parada cardiorrespiratória (PCR) em adultos, crianças e bebês, reanimação cardiorrespiratória (RCP), uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático), convulsões e engasgo. A equipe SAMU se prontifica para ministrar treinamentos em todas as unidades de saúde.

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, pode-se definir os primeiros socorros como “os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada”. O número para solicitar atendimento do SAMU é o 192.

Ver mais notícias