Secretaria de Agricultura perfura poço artesiano no Horto Municipal

Data de Publicação: 04/02/2021

Nesta quarta-feira (04), a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, realizou a perfuração de um poço artesiano no Horto Municipal de Itaipulândia. Com 96 metros de profundidade, a vazão de água aproximada é de 40 mil metros cúbicos por hora, e promete suprir as necessidades do viveiro que produz, em média, 150 espécies de plantas frutíferas, nativas e folhagens, totalizando 10 mil mudas.

Na época de baixa das chuvas, os níveis de água dos reservatórios nas proximidades do Horto baixam, dificultando o trabalho dos profissionais e impedindo que o ciclo de replantio continue. A água vazante é potável e alguns graus abaixo da temperatura ambiente, sendo considerada viável para o objetivo. O projeto foi realizado pela prefeitura e possui autorização do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT).

Abel Serena, secretário de Agricultura, defende que “este é um investimento necessário para a melhoria da execução das atividades, o nosso Horto Municipal é um órgão de extrema importância para o município, pois é ele quem nutre os jardins da nossa cidade” – afirma.