Vacinação contra a gripe está aberta para população acima de 6 meses


Data de Publicação: 28/06/2021

 Vacinação contra a gripe está aberta para população acima de 6 meses

Está aberta a temporada de vacinação contra a gripe, para população acima de seis meses. Para se imunizar, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima a partir das 13h, com exceção da UBS Jacutinga que fará a vacinação no dia 30, o dia todo.


Joceméri Kestring, enfermeira da Vigilância em Saúde e coordenadora de vacinação comenta: “a vacina imuniza contra três tipos de vírus diferentes, não causa a gripe e não transmite a doença. É segura e pode ser aplicada a toda a população acima de seis meses de idade. É importante se vacinar, pois evita as chances de complicações severas, internamentos e até mesmo óbitos” – explica.


Gripe ou resfriado? Qual dos dois?


A gripe é causada pelo vírus da influenza. Geralmente é caracterizada por febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Os sintomas duram de três a quatorze dias. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar e, às vezes um ambiente de terapia intensiva (UTI).


Já os sintomas do resfriado são mais brandos e duram menos tempo, entre três e dez dias. Incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas mais baixas. A chance de complicação é bem menor.

Ver mais notícias