Quase 80 mulheres realizaram o exame preventivo no sábado


Data de Publicação: 05/07/2021

 Quase 80 mulheres realizaram o exame preventivo no sábado

 Secretaria de Saúde promoveu, no último sábado (3) uma campanha de exame preventivo para as mulheres itaipulandienses. A ação ocorreu na ESF Central (ao lado do SAMU). 


O preventivo é um exame ginecológico chamado Papanicolau, feito em mulheres com vida sexual ativa ou acima de 25 anos. As pacientes recebem como orientações pré-exame: não ter relações sexuais no dia anterior, não realizar duchas higiênicas e não utilizar cremes e óleos vaginais.


A enfermeira e coordenadora de Atenção Básica, Venice Kotz explica que “este exame é fundamental para prevenção de câncer de colo de útero, com detecção precoce de alterações como HPV (Papiloma Vírus Humano) que é o maior causador de câncer de colo de útero. Também pode ser diagnosticado doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia entre outras”.


Ao todo, 79 mulheres aderiram à campanha e deixaram em dia seu exame de preventivo. Essa edição da campanha foi realizada mediante pré-agendamento, para evitar aglomerações e com todos os cuidados de etiqueta sanitária contra a Covid-19. 


A próxima edição será no sábado, 7 de agosto. Para garantir a vaga, é importante falar com a agente comunitária de saúde que realiza o atendimento domiciliar ou agendar pelo WhatsApp do ESF Central: (45) 3559-1205.

Ver mais notícias