Atenção básica de Itaipulândia está entre as 5 melhores do Paraná


Data de Publicação: 09/07/2021

Atenção básica de Itaipulândia está entre as 5 melhores do Paraná


O Município de Itaipulândia conquistou uma das 5 melhores notas na avaliação do Previne Brasil, novo modelo de financiamento de custeio da atenção primária no âmbito do Sistema Único de Saúde. A cidade registrou média 7,61 e é a 5ª melhor do Paraná em atenção básica, e única da 9ª Regional de Saúde a ficar entre os 10 primeiros colocados.

 

Mas o que isso significa? Isso mostra que a qualidade dos atendimentos promovidos pelas esferas da Secretaria de Saúde na atenção básica serve de exemplo para outros 394 municípios do Estado. Para obter esta nota na avaliação, existem regras a serem seguidas, segundo a portaria nº 2.979 de 12 de novembro de 2019 que define o programa Previne Brasil.

 

Um município bem avaliado precisa ter: atualização dos cadastros dos usuários em dia, promover campanhas de vacinação, atendimento direto ao paciente hipertenso e diabético, realização do exame citopatológico, atendimento odontológico às gestantes, consultas de pré-natal, realização de exames de sífilis e HIV em gestantes, entre outros procedimentos.

 

Leila Prates, secretária de Saúde do Município reconhece o trabalho dos profissionais de cada setor como fundamental para que o grupo fosse reconhecido: “Devemos esta nota aos profissionais que desempenham seu trabalho com qualidade. A Secretaria de Saúde é um todo, ela só existe porque cada profissional entrega o seu melhor” – comenta.

 

Você pode acessar as notas do Previne Brasil neste link: https://bit.ly/PrevineBrasilResultado

Ver mais notícias