Secretários de Agricultura e de Meio Ambiente de Itaipulândia participam de encontro na AMOP

Data de Publicação: 22/07/2021

Na quarta-feira, 21, os Secretários de Agricultura Abel David Serena e de Meio Ambiente Luciane Paulino Pereira, participaram de encontro na AMOP-Associação dos Municípios do Oeste do Paraná em Cascavel, que contou com a participação de autoridades estaduais e regionais.

Um dos participantes e que também apresentou um documento, elaborado pela Secretaria de Estado da Agricultura, aos Secretários e demais presentes. O referido documento é o manual do Secretário Municipal de Agricultura.

O secretário de Agricultura do Paraná Norberto Ortigara, juntamente com o presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Otamir Martins, do presidente do IDR/PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Natalino Avance de Souza e do diretor presidente da Ceasa-PR (Centrais de Abastecimento do Paraná), Eder Bublitz, fizeram a apresentação aos presentes.

O documento, impresso, produzido em parceria entre Seab, IDR e Amop, contém o resumo dos principais programas de governo voltados ao homem do campo e ao agronegócio. O conteúdo serve também como um plano de desenvolvimento local, respeitando as prioridades da população rural, que devem estar conectadas com a agricultura do futuro de cada município. E lança uma pergunta: “Que agricultura você quer para daqui a 50 anos?”.

“Queremos executar 100% da dotação orçamentária da pasta, e para isso é preciso que os municípios façam a sua parte, encaminhando projetos bem elaborados para a utilização de recursos em tempo hábil, pois o período eleitoral está se aproximando, o que provoca uma série de vedações legais”, destacou Ortigara. Segundo ele, a Seab atua fortemente na execução de programas de apoio a produtores, oferecendo subsídios no aumento da produção rural e consequentemente da renda do setor primário.

Ortigara entregou um exemplar da Cartilha para cada Secretário Municipal de Agricultura.

BANCO DO AGRICULTOR PARANAENSE

O Secretário de Agricultura de Itaipulândia destacou o fomento oferecido através do Banco do Agricultor Paranaense. “O Governo do Estado vai subsidiar juros em projetos sustentáveis para os agricultores, podendo chegar até a juro zero, dependendo das condições do empréstimo.” Ainda de acordo com Abel “da maneira que foi apresentado o Programa há ainda a previsão de carência mínima para o pagamento da primeira prestação, variando de acordo com cada linha de crédito.” O Secretário finalizou dizendo que “nossa preocupação é buscar sempre mais informações e subsídios aos nossos agricultores para que possamos ter cada vez mais uma agricultura forte.”

Luciane Paulino Pereira, Secretária de Meio Ambiente enfatizou que “é muito importante essa relação entre agricultura e meio ambiente em projetos e programas que fomentem a produção. Nós de Itaipulândia tentamos fazer com que os programas implantados gerem potencialidades aos nossos agricultores.”