ALERTA! Secretaria de Saúde pede aos moradores que compareçam às consultas quando marcadas


Data de Publicação: 10/08/2021

ALERTA! Secretaria de Saúde pede aos moradores que compareçam às consultas quando marcadas


 A Secretaria de Saúde do Município de Itaipulândia vem enfrentando uma séria dificuldade com relação ao comparecimento às consultas agendadas pelos moradores. O mesmo vale para a realização de exames marcados em especialistas em outra cidade: os casos de desistência sem aviso são repetitivos e geram prejuízos ao dinheiro público.

 

No último sábado (7), por exemplo, a Secretaria promoveu duas ações: vacinação contra a Covid-19 para o público geral de 29 anos ou mais, e exame preventivo para as mulheres agendadas. Com relação à vacinação, a equipe aguardava por 200 pessoas para vacinar: apenas 77 compareceram.

 

Já no exame preventivo, das 180 pacientes confirmadas um dia antes por ligação ou pela Agente Comunitária de Saúde, apenas 78 compareceram. Um índice de desistência de quase 60%, ou seja: de cada 10 consultas agendadas, seis não foram realizadas.

 

Marisete da Rosa, enfermeira da ESF Central, explica que “Muitas vezes o morador agenda a consulta ou preventivo e não comparece. Isto gera despesas para os cofres públicos e desvaloriza o nosso trabalho, desmotivando a equipe que se dedica em prol da proteção à saúde das famílias”.

 

A ação no sábado deslocou 12 funcionários, não apenas da ESF Central, mas também de outras ESF ou UBS para trabalhar durante a manhã, das 7h30 às 11h30. São 12 pessoas onerando hora-extra, que poderiam estar com sua família descansado.

 

Mas ações como esta não envolvem apenas o dia: “A gente fica a semana toda se preparando, organizando, promovendo o diálogo com as outras unidades de saúde, realizando transferência de equipamentos, para poder atender a todos com qualidade e, quando chega o momento, pouca gente comparece, o que é frustrante para nós profissionais. Quem não comparece também tira a vaga de outra pessoa que está precisando” — comenta Marisete.

 

APOIO AOS HERÓIS DA SAÚDE

Neste momento de pandemia, mais do que nunca a comunidade precisa valorizar os profissionais de saúde que vêm se dedicando pela proteção da saúde das famílias.

 

Por isso, a Secretaria pede à população que colabore: compareça às consultas e exames quando agendados, realize as vacinas se estiver na sua faixa-etária, não desista da sua vaga no transporte quando houver necessidade de consultar em outra cidade.

 

Valorize a preocupação que o Município tem com a sua saúde e os profissionais que estão, naquele momento, dedicando a própria vida em defesa da sua.

Ver mais notícias