UBS Santa Inês realizou mutirão de Exame Preventivo e atendeu mais 30 mulheres nessa quarta (18)


UBS Santa Inês realizou mutirão de Exame Preventivo e atendeu mais 30 mulheres nessa quarta (18)

A Unidade Básica de Saúde de Santa Inês promoveu ontem, quarta-feira (18), horário estendido para a realização do exame ginecológico ou exame preventivo Papanicolau, feito em mulheres com vida sexual ativa ou acima de 25 anos. As profissionais da UBS atenderam à comunidade até às 20 horas.


“Este exame é fundamental para prevenção de câncer de colo de útero, com detecção precoce de alterações como HPV (Papiloma Vírus Humano) que é o maior causador de câncer de colo de útero. Ações como esta também ajudam a diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia entre outras.” – explica a enfermeira da UBS e coordenadora local da ação, Laura Szerwieski.


No mutirão de atendimento, foram realizados 24 testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C. No total, 34 mulheres aderiram à campanha e deixaram em dia seu exame de preventivo. Elas receberam as seguintes orientações pré-exame: não ter relações sexuais no dia anterior, não realizar duchas e não utilizar cremes e óleos vaginais.


A campanha foi promovida com pré-agendamento, para evitar aglomerações e seguindo os cuidados de etiqueta respiratória. A próxima data será dia 25 de agosto. “Convidamos às mulheres da comunidade que se programe, agende e faça os exames. Cuidar da nossa saúde é fundamental para melhorar nosso bem-estar com a gente mesmo” – finaliza.

Galeria de Fotos

Ver mais notícias