Secretaria realiza a XIII Conferência Municipal de Assistência Social


Secretaria realiza a XIII Conferência Municipal de Assistência Social

 

A Secretaria de Assistência Social promoveu, na última sexta-feira (27) a XIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado na Sede Social da Terceira Idade e teve como tema "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

 

Karen Gleyce Fracaro, foi palestrante convidada. Assistente Social da cidade de Cascavel é especialista em saúde mental pela 10ª Regional de Saúde e especialista em diversas áreas satélites à temática. Como resultado das discussões, foram elaboradas propostas para as políticas públicas da assistência social em âmbito municipal, estadual e nacional.

 

Cleide Prates, prefeita de Itaipulândia, comentou que “o nosso papel é oferecer recursos que melhorem a qualidade de vida da população, principalmente daqueles que são usuários do Sistema Único de Assistência Social e participam de programas assistenciais existentes”.

 

Sobre a Conferência

 

Convocadas pelo Poder Público, as Conferências são espaços de caráter democrático e de construção coletiva das políticas públicas. É o momento em que governo, sociedade civil organizada e cidadãos debatem e decidem as prioridades nas políticas públicas para os anos seguintes.

 

O evento foi dividido em cinco eixos:

 

Eixo I: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

 

Eixo II: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

 

Eixo III: Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;

 

Eixo IV: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;

 

Eixo V: Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergência.

 

Esta foi a 13ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social. Para que tudo ocorresse bem, a Secretaria checou-se de que os protocolos sanitários de prevenção ao vírus fossem seguidos, garantindo que o evento fosse promovido com segurança aos organizadores e participantes.


Galeria de Fotos

Ver mais notícias