Secretaria de Saúde promove palestra abordando a temática do Outubro Rosa


Secretaria de Saúde promove palestra abordando a temática do Outubro Rosa

Na última sexta-feira, 15, na Sede Social da Terceira Idade foi realizada atividade promovida pela Secretaria de Saúde abordando a temática do outubro rosa. A palestra foi ministrada por Tânia Mary Gomez, e enfatizou a importância para as mulheres de a cada dia buscarem mais informações e falou de sua experiência de vida e seu lindo trabalho em conscientização a prevenção de câncer de mama.


O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e colo do útero, o Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


A Secretária de Saúde Leila Prates, falando em nome da equipe, disse que “a administração municipal busca sempre oferecer a prevenção para evitarmos o tratamento e com relação ao câncer de mama, abordada nesta palestra, é de fundamental importância as mulheres, cada dia mais, terem os cuidados básicos evitando o avanço da doença.” A Secretária agradeceu a participação das mulheres e reforçou que mais ações como essa serão desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Saúde.


Cleide Prates, prefeita municipal, esteve presente e participou da atividade e destacou que “termos a oportunidade de presenciar relatos de mulheres que foram acometidas pelo câncer de mama e venceram ou estão vencendo, é motivo de nos fortalecermos e buscarmos a prevenção. Parabenizo a Secretaria de Saúde pela iniciativa e esperamos que possamos evoluir sempre mais buscando a prevenção.”


No desenrolar das atividades, uma participante, Claudete da Motta, deu seu depoimento voluntário sobre o acompanhamento do câncer de mama que está vencendo. A paciente foi diagnosticada há aproximadamente um ano e está em acompanhamento.

 

A palestrante Tânia Mary Gomez abordou o tema “Prevenir é o Alvo” e apresentou a Oficina do Chaveiro da Vida - Prevenção ao Alcance das Mãos.

Tânia é Embaixadora da Paz Mundial e Embaixadora do Bem Curitiba e vitoriosa do câncer de mama há 20 anos.

É Idealizadora do Chaveiro da Vida - Prevenção ao Alcance das Mãos que foi apresentado em Varsóvia, Paris, Nova York e Kuala Lumpur entre outros locais.

As atividades contaram ainda com a dinâmica: Árvore do Bem com Andréa Hoffmann.

Galeria de Fotos

Ver mais notícias