Professora Mariza H. Wolkmer (em memória) é homenageada no Dia do Professor na Escola Carlos Gomes


Professora Mariza H. Wolkmer (em memória) é homenageada no Dia do Professor na Escola Carlos Gomes

 Recentemente a equipe administrativa da Escola Carlos, organizou evento de homenagem pelo Dia do Professor aos professores da instituição de ensino e de maneira especial uma homenagem póstuma à professora Mariza Helena Wolkmer.

 

No evento, coordenado pelo diretor Cláudio Furtado e diretora auxiliar Janete Lutke, contando com o apoio da APMF e SMED, foram homenageados os professores e demais funcionários da Escola e contou com a presença da prefeita Cleide Prates, Vice-prefeito Lindolfo M. Rui, Secretária de Educação Verônica Rui, vereador Claudemir Roth (Nenê), e demais membros da equipe da SMED e membros da APMF.

 

A homenagem foi realizada no Auditório da Secretaria de Cultura e Esportes e contou com a presença especial dos familiares da Mariza Helena Wolkmer, entre eles, pais, irmãs e filhos.

 

O evento foi dividido em três momentos:

Primeiro: A homenagem à professora Mariza Helena Volkmer (em memória) que ocasionou grande comoção tanto aos familiares, quanto aos professores que conviviam com ela e que também, além de colegas de profissão, estabeleceram laços de amizade.

 

Falecida em 13 de maio de 2021, vítima de complicações da covid-19, a professora Mariza Helena amava a Educação Infantil e também a Literatura.

 

Por essa razão, a homenagem foi organizada com uma apresentação musical da turma da Educação Infantil 5 “D”, na qual ela atuou: “Ai que saudade d’ocê”. Também teve o poema adaptado pela Assistente a Direção, Janete Lutke: “Uma vida que tanto valia”, e, a leitura do histórico de Mariza Helena na exposição do projeto de Lei nº 03/2021, apresentado pelo vereador Nenê, encaminhado ao Legislativo Municipal a fim de eternizar o nome da referida professora denominando a biblioteca municipal de “Biblioteca Pública Professora Mariza Helena Volkmer”. Nada mais justo que “dar à Sala de Leitura, um nome apaixonada pela Literatura”.

 

Num segundo momento, a homenagem foi direcionada aos professores como uma forma de enaltecer o trabalho que desenvolvem na escola Carlos Gomes, destacando a importância que têm na vida dos estudantes.

 

Para a homenagem foi escolhido o poema “Os que Lutam”, de Bertold Brecht, ilustrando a labuta diária do professor, como profissionais imprescindíveis que são. Os professores também foram homenageados através da música “Amiga Professora”, além da mensagem acerca da origem da data, destacando o processo de luta dos educadores da rede municipal de Itaipulândia, pela melhoria do ensino público: “É através do conhecimento que poderemos comemorar com dignidade cada dia da nossa profissão”.

 

No terceiro momento, ao homenagear os demais funcionários, a equipe de direção enfatiza que “a escola é um lugar onde encontramos pessoas que farão parte da nossa vida para sempre, desde a cozinheira, a zeladoria, as pessoas da secretaria, os auxiliares administrativos, as pessoas da biblioteca, os estagiários e jovens aprendizes, os responsáveis pela entrada e saída de pessoas, aos professores, diretores, coordenadores, guardas, monitores e auxiliares que trabalham para construir nossos sonhos escolares em realidade e vida... A todos, agradecemos.”

 

O evento foi encerrado com a mensagem musical: “Não custa nada”: uma reflexão sobre as coisas boas da vida, que são de graça: um bom amigo, a boa ideia, a flor do campo, um abraço, missão cumprida, o pôr do sol, a poesia, a brincadeira... e quando tudo parecer que está perdido, dê uma boa gargalhada.

 

Após as homenagens em que todos foram parabenizados pela passagem do Dia do Professor, tanto pelas autoridades, quanto pela equipe escolar, foi servido um coquetel.

 

 

 

Galeria de Fotos

Ver mais notícias