Equipamento irá permitir que pacientes realizem colposcopia em Itaipulândia


Equipamento irá permitir que pacientes realizem colposcopia em Itaipulândia

Nessa quinta-feira (09) foi iniciada a realização de procedimentos de colposcopia no município de Itaipulândia. Esta mudança é possível uma vez que o Hospital e Maternidade Itaipulândia (HMI) fez a doação do colposcópio para a Secretaria de Saúde.

 

Os procedimentos estão sendo realizados a partir de agora, uma vez finalizado o processo de licitação para compra de material necessário para o procedimento. Os pacientes poderão agendar a realização do exame de colposcopia junto à recepção do Centro de Saúde com Gisele Gaedicke, após pedido médico. A médica responsável pela realização dos procedimentos é Dra. Bianca Del Puerto Gomez.

 

Leila Prates, secretária de Saúde de Itaipulândia, parabeniza às equipes pelo preparo em atender à população: “este exame, que antes era encaminhado ao oncologista em Cascavel, agora pode ser feito aqui, tornando menos desconfortável o procedimento para a paciente, facilitando o acesso às mulheres itaipulandienses”.

 

O QUE É COLPOSCOPIA

Colposcopia é um exame realizado para analisar de forma detalhada a saúde do colo do útero e vagina, região vulvar e anal, através de pedido médico. Caso haja necessidade de realização de biopsia para análise de presença de células malignas, será coletado o material para realizar o mesmo.

Galeria de Fotos

Ver mais notícias