Data de Publicação: 18/03/2022

Nova Lei do Fortalece Itaipulândia é discutida com empresários e vereadores

O município de Itaipulândia implantou no ano de 2019 o Programa “Fortalece Itaipulândia, com o objetivo de auxiliar o comércio e a indústria com financiamentos em parceria com a ACIAI e Garantioeste.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Indústria e Comércio, pensando em beneficiar ainda mais os empresários locais e buscando viabilidades econômicas para investimentos, está elaborando uma nova lei com algumas alterações e inovações se comparada à atual que está em vigência. Com a nova lei deve surgir o Programa “Fortalece + Itaipulândia” beneficiando profissionais liberais, MEIs e Micro e Pequenas empresas.

Após várias reuniões e discussões com equipe jurídica, finanças, cooperativas de crédito e vereadores, na noite de quinta-feira, 17, a Secretária de Indústria e Comércio Angela Frey e o Diretor do setor Paulo Vanderlei Bayerle, reuniu empresários no auditório da Câmara de Vereadores com o objetivo de explanar a ideia inicial e ouvir sugestões.

De acordo com teor da explanação, a concessão do benefício será direta entre empresários e agências bancárias, sendo que o subsídio dos juros que atualmente é de 90%, passará para 99% bancados pelo Município. A previsão da taxa de juros a ser praticada é de 1,6%.

O montante do credito será estabelecido pela agência financiadora de acordo com a possibilidade da empresa e o prazo para pagamento é de 36 meses com 3 meses de carência.

Ainda conforme apresentação básica da noite de ontem, para ter direito ao benefício, o empresário deverá protocolar o interesse junto ao Departamento de Indústria e Comércio.

Outros detalhes foram explanados, tais como: A empresa deverá estar sediada no Município seis meses antes do protocolo do pedido e estar em dia com as obrigações municipais; Não estar participando de programas junto a Secretaria de Indústria e Comércio; Apresentar relação de faturamento dos últimos 6 meses.

Outro ponto de destaque é que as empresas já participantes do programa Fortalece Itaipulândia, poderão aderir a este novo programa desde que liquide o anterior, tendo prioridade ao acesso ao programa aquelas pessoas que ainda não foram beneficiadas e quem aderir ao novo programa Fortalece + Itaipulândia, somente poderá ser beneficiado novamente após o período que perdurar o contrato que é de 36 meses.

A Secretaria de Indústria e Comércio informou aos participantes que a Administração deverá disponibilizar ainda em 2022, em torno de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais) para subsidiar juros.

Conforme disse a Secretária Angela Frey “o intuito da atual gestão é fazer com que o empresário local tenha à sua disposição condições de investir em sua empresa, gerando renda e empregos no município.”

O Diretor de Indústria e Comércio Paulo Vanderlei Bayerle frisou que “esperamos estar contribuindo e oferecendo ferramentas para alavancar o comércio e a indústria com o Fortalece + Itaipulândia.”

Conforme apresentado os valores que poderão ser disponibilizados serão:

- Profissionais Liberais: Até R$ 20.000,00

- MEI (Microempreendedor Individual) – Até R$ 30.000,00

- Microempresa-ME: Até R$ 200.000,00

- Empresa de Pequeno Porte-EPP: Até R$ 200.000,00

Nos próximos dias o Projeto de lei deverá ser protocolado junto à Câmara de Vereadores.

Galeria de Fotos: