Data de Publicação: 07/04/2022

Saneamento Rural: Projeto visa implantação de fossas de evapotranspiração

Na última semana foi realizada uma reunião no Auditório do Paço Municipal Tancredo Neves em Itaipulândia, para tratar sobre Saneamento Rural, objetivando a implantação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos nas propriedades da agricultura familiar localizadas na área de influência da Itaipu Binacional.

Participaram da reunião o gerente do IDR-Paraná regional de Cascavel, José Lindomir  Pezenti, Coordenador Onobio Werner, Ronaldo Juliano Pavlak, representando a Itaipu Binacional, Prefeita Cleide Prates, Secretário de Agricultura Abel David Serena, Diretor de Agricultura Altair Ruschel, Secretária de Meio Ambiente Luciane Paulino Pereira, Secretária de Saúde Leila Prates, s Secretário de Obras Jorge Heindrickson e demais técnicos e representantes de Secretarias.

De acordo com termos do Programa, deverão construídas 260 fossas em propriedades dos municípios de Itaipulândia, Missal e São Miguel do Iguaçu. O município de Itaipulândia será atendido com 95 unidades.

O Programa será desenvolvido em parceria entre o IDR-PR que entra com a técnica e conhecimento., o Município, com os trabalhos de máquinas para escavação e colocação de pedras rachões e a Itaipu Binacional com os recursos que são de R$ 2.500,00 por fossa para aquisição dos materiais.

A região de Itaipulândia que será atendida é a Bacia do Ocoi, atingindo Cabeceira do Cedro, Jacutinga e São José do Itavó.

Conforme explanaram os técnicos do IDR-PR, neste primeiro momento será efetuado o levantamento das propriedades com o diagnóstico local e na fase seguinte, a construção das fossas. O projeto inicia neste ano e se estenderá até o próximo ano.

De acordo com os envolvidos no Projeto, essa é uma questão ambiental e de saúde pública que resultará na preservação do meio ambiente.

Na ocasião o Projeto foi apresentado por Marina R. Rodrigues e Hugo H. Valoto.

Galeria de Fotos: