Secretaria de Saúde atende cerca de 250 pessoas no Dia D de Vacinação contra Influenza e Sarampo

Data de Publicação: 02/05/2022

A Secretaria de Saúde do Município de Itaipulândia atendeu, aproximadamente, 250 pessoas no sábado (29), durante a campanha do Dia D de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Ao todo, 485 doses foram aplicadas no público-alvo de imunização. A secretária de Saúde, Leila Magali Prates, agradeceu às profissionais de plantão pelo atendimento à população:

“O objetivo desta campanha no sábado é proteger o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde contra a Influenza e o Sarampo. Neste primeiro momento, bebês maiores de seis meses e crianças menores de cinco anos, caminhoneiros, gestantes, pessoas com deficiência permanente e outros públicos foram atendidos. Parabenizo às profissionais pelo atendimento à comunidade e agradeço a todos que procuraram a Unidade de Saúde para se vacinar”.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e contra o Sarampo segue até dia 3 de junho. Para se proteger contra estas doenças, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e apresente Documento de Identificação com Foto e Cartão do Sus.

Podem ser vacinados contra a Influenza:

•          Bebês maiores de 6 meses;

•          Caminhoneiros;

•          Crianças menores de 5 anos;

•          Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas;

•          Gestantes;

•          Pessoas com deficiência permanente;

•          Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional;

•          Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, conforme indicação do ministério da saúde;

•          Povos indígenas;

•          Professores de escolas públicas ou privadas, ativos;

•          Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);

•          Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso;

•          Trabalhadores Portuários;

Podem ser vacinados contra o Sarampo:

•          Bebês maiores de 6 meses;

•          Crianças menores de 5 anos;

Vacinar é proteger

Resumidamente, bebês acima de 6 meses até crianças que ainda não completaram 5 anos podem tomar vacina contra a Influenza e o Sarampo. Já os adultos e grupos prioritários, apenas o imunizante contra a Influenza.

A meta é vacinar 90% do público-alvo. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/Victoria (H1N1) pdm09 , A/Darwin (H3N2), B/Australia (linhagem B/Victoria).

Galeria de Fotos: