Data de Publicação: 19/05/2022

Reunião marca o Dia Internacional dos Museus

Na manhã dessa quarta-feira (18) a Administração Municipal promoveu a reunião de secretários fora do Paço Municipal, em lugar especial: a Casa da Memória. O ato simbólico marcou o Dia Internacional do Museu como data em que se reforça o valor e a importância de registrar a memória e a história de Itaipulândia.

A Casa da Memória possui, em acervo, mais de 500 peças que contam e história da formação do município de Itaipulândia, desde o período anterior à formação do Lago de Itaipu, até as datas mais atuais. Os objetos testemunham transformações históricas relacionadas ao trabalho, à cultura ao desenvolvimento econômico e social de Itaipulândia.

Cleide Prates, prefeita do município, parabenizou a equipe à frente da restauração da memória local: “Nós temos um espaço com grande potencial para ser referência no Oeste do Paraná. O prédio que abriga a Casa da Memória foi a primeira prefeitura de Itaipulândia. A riqueza da nossa história está protegida aqui e deve ser preservada para as futuras gerações”.

Resgate Histórico

Durante o encontro, a professora e coordenadora da Casa da Memória, Iria Bruch Bohm comentou da importância de se manter viva a história do município: “resgatar, preservar, conservar, restaurar e comunicar o patrimônio histórico-cultural é a grande finalidade da Casa da Memória. Quando a gente conhece a nossa história, criamos um vínculo de pertencimento com local onde vivemos e, isto, o acervo da Casa da Memória nos proporciona”.