Itaipulândia desenvolverá projeto inédito de auxílio aos munícipes para instalação de placas fotovoltaicas

Data de Publicação: 20/05/2022

Na tarde de quinta-feira, 19, a Prefeita Cleide Prates, juntamente com o Vice-Prefeito Lindolfo M. Rui e o Secretário de Planejamento Welington Ames Gomes, protocolaram o Projeto nº 034/2022 que institui o “Programa Luz Solar Para Todos” com o objetivo de fomentar a produção de energia fotovoltaica no Município.

De acordo com mensagem encaminhada ao Legislativo, a temática do meio ambiente recebeu tratamento especial pela Constituição Federal da República de 1988 e o Poder Público itaipulandiense busca cumprir a missão que é de auxiliar na preservação ambiental, baseando-se no desenvolvimento e na gestão sustentável e responsável dos recursos naturais.

O Projeto elaborado visa conceder fomento, para pessoas físicas, interessadas em produzir energia renovável fotovoltaica no Município de Itaipulândia, nas modalidades de instalação e ampliação de sistema de produção de energia fotovoltaica.

Terão direito ao fomento as pessoas naturais/físicas que pretendam instalar ou ampliar sistema de geração de energia fotovoltaica, que preencham os requisitos estipulados no Projeto. A ordem de prioridade de concessão do fomento de que trata este programa será os inscritos com menor faixa de consumo de energia, considerando a média das 12 (doze) ultimas faturas de energia da unidade consumidora onde será instalado ou ampliado o sistema de geração de energia e somente será concedido um fomento por núcleo familiar, durante toda execução do programa.

VALORES

Para instalação de sistema de geração de energia fotovoltaica, será concedido fomento de 3.400,00 UPRI (três mil e quatrocentos Unidades Padrão do Município de Itaipulândia), equivalente a R$ 13.362,00 (treze mil, trezentos e sessenta e dois reais),que deverá ser instalado no mínimo 6 placas de 545 Wp, 01 Inversor de 4 KW, para produção mínima de 300 Kwh média mensal.

Para ampliação de sistema de geração de energia fotovoltaica, será concedido fomento de até 2.400 UPRI (dois mil e quatrocentas Unidade Padrão do Município de Itaipulândia), equivalente a R$ 9.432,00 (nove mil, quatrocentos e trinta e dois reais), que deverá ser comprovado, através de notas fiscais, com despesas com ampliação do sistema de geração de energia fotovoltaica.

Galeria de Fotos: