Representantes de Itaipulândia integram comitiva da região lindeira e conhece experiências de gestão e ações sustentáveis em Ponta Grossa

Data de Publicação: 06/07/2022

Técnicos em gestão de resíduos sólidos e de unidades de valorização dos recicláveis (UVRs) da região lindeira ao lago de Itaipu, além de representantes do município de Itaipulândia, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional participaram de uma visita técnica ao município de Ponta Grossa, dias 30 de junho e 01 de julho.

Representando Itaipulândia estiveram a Secretária de Meio ambiente Luciane Paulino Pereira e a Engenheira Ambiental Rosenei Zaleski.

No roteiro estava contemplada a Feira Verde, Smart City, Usina Termoelétrica de Reciclagem a Biogás, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

A iniciativa da visita técnica é do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Medianeira (Codemed), Associação Empresarial de Medianeira (Acime) e Prefeitura Municipal de Medianeira, em parceria com a Linha Ecológica e Itaipu Binacional.

A comitiva foi recepcionada pela prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt e equipe de gestão para a apresentação dos cases trabalhados no município como ações de inovação em sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos, segundo o gestor do convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, Mauri Schneider.

Projeto SegurAuto

Na UTFPR houve apresentação do projeto SegurAuto, que visa desenvolver Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de Sistemas de Segurança Veicular. O projeto pretende desenvolver funções de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), além de proporcionar o desenvolvimento de ambiente para condução autônoma, sendo potencialmente aplicadas em veículos de passeio e comerciais.

Diversas tecnologias de ponta são desenvolvidas e utilizadas no laboratório do Grupo de Sistemas Automotivos da UTFPR.

Usina a Biogás

Os participantes da visita técnica também conheceram a Usina Termoelétrica a Biogás que conta com uma estrutura inovadora para converter resíduo orgânico em energia elétrica. Esta é a primeira usina do país que fará o processo termelétrico como parte da gestão de resíduos pela administração municipal e vai suprir 30% do consumo de energia de prédios públicos e prolongar a vida útil do aterro, que deixará de receber 30 toneladas de resíduos por mês.

Neste processo de transformação dos resíduos orgânicos em energia elétrica também há a produção de fertilizante de alta qualidade que poderá ser utilizado em ações de paisagismo em áreas públicas ou pequenos agricultores.

Feira Verde

O Programa Feira Verde é uma iniciativa que recolhe 300 mil quilos de recicláveis mensalmente, encaminhados para as associações de reciclagem da cidade. Além de produtos hortifrutigranjeiros, desde o ano passado, o Feira Verde realiza também a troca por leite, ovos e mel para os beneficiados. Acada quatro quilos de material reciclável ou quatro pneus inservíveis, o cidadão tem direito a trocar por um quilo de alimente, ou e bilhetagem para o transporte público.

Além destas experiências, os participantes puderam conhecer detalhes de outros projetos que estão sendo desenvolvidos no município e compartilhar conhecimentos técnicos e de gestão.

Com informações Conselho dos Municípios Lindeiros.

Galeria de Fotos: