Secretaria de Meio Ambiente realiza oficina de recuperação de nascente na Linha Cristo Rei

Data de Publicação: 19/08/2022

Em Itaipulândia, as crianças aprendem desde cedo a entender a importância da natureza e a como preservar espaços que compõem microecossistemas. Justamente por isso, nessa terça-feira (09), foi realizada a recuperação de uma nascente na propriedade do sr. Fábio Inácio, na Linha Cristo Rei. O projeto é parte das oficinas executadas pelo Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território.

O trabalho começou pela manhã com os alunos ajudando na remoção de pedras e organizando o espaço para a equipe técnica proteger a nascente. Duas turmas do Colégio Estadual Costa e Silva participaram das atividades: 1º ano NEM, com o professor Adelir Trentin e 7º B, com o professor Ari Mayer.

“É importante efetuar ações para que a água seja protegida de pisoteio de animais, do assoreamento natural e de contaminação, assim a recuperação vai fazer com que ela continue existindo e o proprietário poderá fazer uso dessa água para dessedentação animal e irrigação, caso necessário” – explica a secretária de Meio Ambiente, Luciane Paulino Pereira.

Além de Luciane, também participaram da ação a prefeita Cleide Prates, o vice-prefeito Lindolfo Martins Rui, Robson Ferrai, diretor do Departamento de Meio Ambiente e o monitor Marcelo Almeida. Cerca de 80 pessoas entre funcionários, voluntários e alunos contribuíram no resgate da nascente.