Vigilância em Saúde realiza pedágio de conscientização no dia D de combate à Dengue


Data de Publicação: 22/11/2022

Vigilância em Saúde realiza pedágio de conscientização no dia D de combate à Dengue

Na segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizou atividade com pedágio de conscientização ao dia D de combate à Dengue. Estiveram envolvidos os agentes de endemias, com apoio da equipe da Secretaria E Polícia Militar.

Quem circulou pela Avenida Tiradentes, nas proximidades da Praça Padre Isidoro Royer, foi abordado pelos agentes que efetuavam a entrega de folder com orientações ao combate à dengue.

O Dia D de combate à dengue é estabelecido anualmente pelo Ministério da Saúde.

Conforme disseram os responsáveis pela ação “essa é uma conscientização para que a população esteja ciente dos perigos e das causas que o Aedes Aegypti, mosquito causador da doença dengue, poderá levar a morte.” E reforçam ainda que “combater a dengue, deve ser todos os dias, removendo qualquer criadouro existente nos quintais das residências.”

 

CUIDADOS

1. Atente-se aos vasos de plantas

Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

 

2. Livre-se de objetos que acumulam água

Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

 

3. Armazene garrafas da forma correta

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

 

4. Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

 

5. Higienize recipientes que armazenam água

Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

 

6. Tenha cuidado com o lixo

Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

 

7. Utilize proteção individual

As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

Ver mais notícias