11ª Conferência Municipal de Saúde promove diálogos em defesa do SUS, da vida e da democracia

Data de Publicação: 22/03/2023

A Secretaria de Saúde de Itaipulândia realizou, nessa terça-feira (21) a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Este ano, a temática é “Amanhã vai ser outro dia: garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia”. Estiveram no evento líderes de instituições públicas e privadas, além do vice-prefeito Lindolfo Martins Rui, o vereador e presidente da Câmara Claudinei Vieira, representando os demais, a secretária de Saúde Josiane Vieira, representando os demais, além de autoridades da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.

Após o credenciamento, na primeira hora, o público prestigiou uma apresentação cultural com alunos do Departamento de Cultua. Em seguida, assistiu a uma palestra com o enfermeiro e escritor Renato Augusto. Formados os eixos de discussão, foram reestruturadas as propostas. No período da tarde, os conferencistas realizaram a votação das propostas. Quatro serão encaminhadas à Conferência Estadual, uma à Conferência Nacional de Saúde e as demais irão compor o Plano Municipal de Saúde.

“É importante relembrar que o SUS é um sistema de saúde tripartite, seus recursos vêm da União, do Estado e do Município. Em Itaipulândia, a Administração Municipal encobre a maior parte dos investimentos realizados, tanto em consultas como na aquisição de veículos ou na construção de novas estruturas, proporcionando ao cidadão acesso a mais direitos e oportunidades” – explica o vice-prefeito Lindolfo.

A secretária de Saúde, Josiane Vieira, parabenizou a organização do evento: “Me sinto realizada em ver uma equipe tão unida por um evento importante como este. Parabenizo à Comissão Organizadora, na pessoa da presidente da Conferência, Jaqueline Silvestri, e demais profissionais, pelo evento. Também elogio e reconheço o trabalho de cada profissional da saúde pelo seu desempenho e dedicação diariamente, cuidado dos nossos cidadãos”.