Secretaria Agricultura de Itaipulândia participa de encontro na AMOP em combate à Gripe Aviária

Data de Publicação: 24/03/2023

A Secretaria de Agricultura de Itaipulândia esteve representando os produtores e avicultores na reunião técnica realizada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), realizada na sede da AMOP, com representantes de cooperativas regionais, secretários municipais de agricultura, veterinários e integrantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A pauta foi o combate e a antecipação à Gripe Aviária.

A reunião teve como principal finalidade alertar e esclarecer sobre o grave problema de ordem sanitária inerente ao setor de avicultura, uma vez que a doença está causando prejuízos bilionários à vida dos animais e do ser humano em várias partes do globo. O Brasil ainda não registrou casos, porém há a necessidade que ter rigorosas ações para evitar a chegada da Gripe Aviária, causada pelo vírus influenza A, tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2.

Preocupados com a qualidade da produção de aves em Itaipulândia, atividade agrícola de grande importância no município, o secretário de Agricultura Abel David Serena esteve na reunião, acompanhado do diretor Altair Ruschel, a fim de se antecipar no combate ao vírus.

“Nosso município possui mais de 90 aviários. São produtores que geram riqueza para a nossa cidade, empregam mão de obra e enviam frangos para todo o Brasil e exportam para o exterior. Nos preocupamos muito em proteger esses animais do perigo, valorizando a qualidade da produção e a segurança alimentar do consumidor” – explica Abel Serena.

Fotos: Arquivo Pessoal / Agência Estadual de Notícias

Galeria de Fotos: