Data de Publicação: 28/03/2023

Secretaria de Educação participa o I Seminário UNDIME 2023

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) realizou, na última semana, o I Seminário UNDIME de 2023 com a temática: "Gestão Municipal: financiamento, educação infantil e inclusão (TEA)". O evento aconteceu no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel e contou com a presença da secretária de Educação Verônica Szerwieski Rui, a diretora do Departamento de Ensino Adinha Mohr e a coordenadora educacional Mariana Dias Monteiro.

O Seminário foi realizado como uma forma de tratar de assuntos que fazem parte do dia a dia da educação, abordando desafios enfrentados pelos dirigentes municipais e apontamentos importantes para a promoção de políticas públicas educacionais de cada cidade. O evento contou com a participação de cerca de 200 municípios, representados por mais de 700 representantes.

Na quarta-feira (22), o Promotor de Justiça Dr. Luciano Machado de Souza, da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cascavel, realizou a palestra sobre “Educação infantil e o princípio constitucional: papel do estado e família”. Em seguida, Bárbara Barros Barbosa, pesquisadora e consultora em políticas voltadas para o desenvolvimento infantil, abordou o tema “Educação Infantil: a agenda para a construção dos Planos para a Primeira Infância”.

A professora Dra. Cassiana Magalhães, do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação na UEL falou sobre o tema “Os Desafios na Organização da Rotina, dos Espaços, Currículo e Avaliação na Educação Infantil”. A psicóloga e professora, Dra. Maria Fátima Joaquim Minetto, explanou sobre “Educação escolar da criança com TEA: a intersetorialidade necessária entre educação e saúde”.

Já na quinta-feira (23), a professora Dra. Sonia Shima Barroco, ministrou a palestra “O trabalho pedagógico no ensino da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. A chefe do Departamento de Governança de Dados da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Fernanda Paula Evangelista, abordou o tema “ICMS Educação no Paraná: desafios para 2023”. Posteriormente, o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), João Halberto Balduino Maciel, expôs sobre prestação de contas. Finalizando, a professora e consultora em educação, Mariza Abreu, falou sobre “Fundeb e os desafio para 2023: VAAT, VAAF e VAAR.

“Foi uma excelente oportunidade para realizar trocas de experiências, buscando conhecimento e ações estratégicas para melhorar cada vez mais a qualidade da educação no nosso município, além de realizar discussões importantes sobre o financiamento e o direito à educação, a Educação Infantil e a educação inclusiva, em especial o Transtorno do Espectro Autista” – explica a secretária de Educação, Verônica Szerwieski Rui.