Secretarias de Educação e Saúde investem em formação e orientação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Data de Publicação: 11/04/2023

Neste mês de abril, é realizada a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Contudo, em Itaipulândia, o assunto está em pauta há bastante tempo. Em janeiro, iniciou-se uma série de palestras de orientação para os profissionais da rede de atendimento, na Câmara de Vereadores.

O objetivo foi oferecer orientação para os profissionais lidarem com as diversas demandas envolvendo o atendimento de crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), já que o número de registros vem aumentando consideravelmente na cidade e no país.

Os encontros também incluíram uma orientação de para os pais das crianças com TEA. As palestras aconteceram mensalmente e abordaram temas como diagnóstico precoce, intervenção terapêutica e manejo de comportamentos desafiadores, visando proporcionar um atendimento de qualidade e melhorar a qualidade de vida das famílias e das crianças com TEA.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a orientação é fundamental para que os profissionais estejam preparados para lidar com as necessidades específicas dos pacientes com TEA, e que os pais possam se sentir mais seguros em relação ao cuidado de seus filhos. A iniciativa também está em consonância com o mês de Conscientização do Autismo, onde se busca a luta contra o preconceito em relação a essa condição.

SOBRE O TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica que afeta a comunicação, interação social e comportamento de uma pessoa. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem incluir dificuldades em se comunicar verbalmente ou não verbalmente, padrões repetitivos de comportamento, interesses limitados e dificuldades na interação social. O TEA é diagnosticado com base na observação do comportamento e no histórico de desenvolvimento da pessoa, geralmente antes dos 3 anos de idade. Atualmente, não há cura para o TEA, mas intervenções precoces podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa e a reduzir os sintomas.

Galeria de Fotos: