CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE SERÁ DIA 13 DE MARÇO EM ITAIPULÂNDIA

Data de Publicação: 14/02/2019

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (13) a última reunião com o Conselho Municipal de Saúde de Itaipulândia. Esta foi a última reunião, uma vez que no dia 13 de março de 2019 será eleito o novo Conselho, dentro da conferência Municipal de Saúde.

Dentre algumas discussões e aprovações de temas que vão auxiliar os munícipes na área de saúde, também foi definido a realização das Pré-Conferências Municipais de Saúde, que acontecerão nas comunidades polos do município, em preparação a Conferencia Municipal de Saúde.

Ficou definido que as Pré-Conferências acontecerão no seguintes locais:

Santa Inês – dia 19 de fevereiro, no auditório da Escola João Lorini (19h00);

São José do Itavó – 20 de fevereiro, no auditório da Escola Rondônia (19h00);

Caramuru – 26 de fevereiro, no auditório da Escola Dona Leopoldina (19h00);

Sede – 27 de fevereiro, no auditório do Centro de Artes (19h00);

Já a Conferencia Municipal de Saúde acontecerá no dia 13 de março de 2019, à partir das 8h00, na Sede Social da Terceira Idade.

As Pré-Conferência tem por objetivo ampliar a participação da população nos debates dos temas propostos pela 10ª Conferência Municipal de Saúde, ampliar a participação e a mobilização popular nos debates e na ação pública em torno da saúde como direito, onde a participação direta nas atividades preparatórias será condição essencial para candidatura enquanto Delegados de todas as demais etapas da conferência, sobretudo, para o conjunto da delegação a ser eleito por via horizontal.

A Secretária Municipal de Saúde, Marcia Parizotto agradeceu a todos os membros do Conselho pelo trabalho realizado neste período e, pede agora, a participação da comunidade nos debates das Pré-Conferências, onde as entidades estarão apresentando nomes para eleger o novo Conselho, no dia 13 de março de 2019.

O que é o Conselho Municipal de Saúde?

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados de caráter deliberativo e permanente, formados por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e também usuários. No Conselho, a representação dos usuários acontece de maneira paritária em relação aos outros membros (ou seja, os usuários têm direito à metade dos representantes).