ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE TRATAMENTO DAS ÁGUAS MARRONS

Data de Publicação: 11/04/2019

Um importante trabalho de educação ambiental foi realizado através de parceria entre Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Escritório Nós Arquitetura Consciente, Gestores ambientais e Coletivo Educador.

Esse trabalho teve como tema o tratamento das águas marrons por meio da construção de um sistema de BET (Bacia de Evapotranspiração) e foi coordenado pelos profissionais do Escritório Nós Arquitetura Consciente, Equipe de Ensino e pelas professoras: Claudia Silvestre (Escola Municipal Carlos Gomes), Rosane Lunkes (Escola Municipal Dona Leopoldina e Escola Municipal João Lorini) e Elizabeth Rodrigues da Silva Cardoso (Escola Municipal Rondônia). Participaram das atividades alunos dos 4° e 5° anos das escolas municipais, de modo a complementar os estudos da disciplina de Ensino Religioso referentes à Carta da Terra.

O trabalho teve a seguinte programação:

• Visita das professoras de Ensino Religioso ao escritório Nós Arquitetura Consciente, com o objetivo de obter orientações gerais e planejar o trabalho pedagógico com os alunos;

• Palestra com a arquiteta Leila Paschoalloto, articulada às atividades do dia da água.

• Oficinas de orientação com alunos, dirigidas pela arquiteta e componente do Coletivo Educador, Leila Paschoalloto.

• Construção de um sistema BET com o apoio do programa Encontros e Caminhos.

Nessa oportunidade, os alunos foram convidados a serem agentes disseminadores do cuidado da água, fazendo uma corrente do bem, simbolizada por uma fitinha azul. Também receberam uma caderneta de anotações para registar, durante um mês, suas ações em benefício aos cuidados com a água, cadernetas essas que serão utilizadas para a sequência do trabalho.