CAMPANHA CONTRA A INFLUENZA COMEÇA NESTE SÁBADO EM ITAIPULÂNDIA


Data de Publicação: 12/04/2019

Começou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Os dias de campanha de vacinação será dia 13 de abril especificamente para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas e quatro de maio para todos os grupos prioritários em todas as unidades de saúde do município no período das 08h às 11h30.

O início da campanha está dividia em duas fases sendo no dia 10 de abril início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas e a partir do dia 22 de abril para o restante dos grupos prioritários.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e a morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias.

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequente.

Abaixo a relação de grupos que devem ser vacinados:

• Crianças de 6 meses a menores que 6 anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias;

• Gestantes

• Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)

• Idosos (a partir de 60 anos)

• Profissionais da saúde

• Povos indígenas

• Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional

• Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, conforme indicação do ministério da saúde e somente com receita médica descrevendo a doença;

• Professores de escolas públicas ou privadas, ativos.

E obrigatório à apresentação da carteira de vacinação, documento de identificação e cartão do SUS.

A meta é vacinar 90% do publico alvo. A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Ver mais notícias