ÍNDIOS AVÁ GUARANI REALIZAM 4ª SEMANA CULTURAL EM ITAIPULÂNDIA

Data de Publicação: 16/04/2019

Na manhã desta terça-feira (16) foi realizada a cerimônia de abertura da 4ª Semana Cultural Avá Guarani, no município de Itaipulândia, em comemoração ao dia do Índio, (19 de abril), com o objetivo de divulgar a história e a cultura indígena Avá Guarani.

O evento contou a presença de autoridades municipais, dentre elas, a Prefeita Cleide Griebeler Prates, Presidente do Legislativo municipal, Vilso Nei Serena e os vereadores, Nego Homem, Rodrigo Pavinatto e Valdemar Facioni. Na mesa de honra ainda estiveram a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Marli Basso, Cacique da Aldeia Aty Miri, Natalino de Almeida Peres, diretor da Escola Indígena Arandu Renda, Adilson Manfrin, Antropóloga Angela Maria de Souza, Doutor da Área de História Clovis Antônio Brighenti e a Educadora Silmara Amorelli.

A solenidade de abertura do evento ainda foi prestigiada por secretários municipais, diretores de escolas municipais e estaduais e um grande número de estudantes de Itaipulândia e região.

Logo após os pronunciamentos teve um momento cultural com alunos da Escola Estadual Indígena Arandu Renda, apresentação do Grupo de Danças da Comunidade Aty Miri e do Grupo Koeju Miri.

O evento segue, nas dependências da Base Náutica (Esquina Gaúcha) até quinta-feira (18), com apresentações culturais (dança e coral), mostra de trabalho sobre agricultura, plantas medicinais, artesanato, trilha e mostra de armadilhas indígenas, monde, arapuca, amostra da comida típica indígena, pintura facial, venda de artesanato indígena, palestra sobre temática indígena e oficina sobre os povos indígenas do Paraná.