ITAIPULÂNDIA É O MUNICÍPIO COM MAIOR NÚMERO DE INDICADORES PREENCHIDOS NA PLATAFORMA CIDADES SUSTENTÁVEIS DO OESTE DO PARANÁ.

Data de Publicação: 24/04/2019

Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros apoiam o desenvolvimento Programa Cidades Sustentáveis e a Plataforma ODS nos 55 municípios da região Oeste do Paraná. O objetivo do Programa Cidades Sustentáveis é sensibilizar e mobilizar as cidades para que se desenvolvam no tripé da sustentabilidade, oferecendo uma agenda completa, um conjunto de indicadores, e um banco de boas práticas a serem perseguidas pelos municípios.

Neste contexto, os indicadores representam o atual panorama do município e servem como ferramenta fundamental para estabelecer novas metas a serem alcançadas no futuro. Itaipulândia, hoje, lidera o ranking de indicadores preenchidos, (https://indicadores.cidadessustentaveis.org.br) ocupando o primeiro lugar entre os 55 municípios da região oeste do Paraná.

Matheus Gueri, coordenador Regional do Projeto, orienta aos municípios que sejam trabalhados e disponibilizados os indicadores sugeridos pelo Programa Cidades Sustentáveis. Segundo Matheus é importante o município trabalhar de forma coordenada junto aos diferentes órgãos e níveis da administração pública, para que possam compartilhar dados, informações, dialogar e promover uma gestão conjunta.

Em Itaipulandia, a coordenação do Programa Cidades Sustentáveis ficou a cargo de Valdecir Bittencourt. “estamos felicíssimos, quando assumimos a coordenação, Itaipulândia estava entre os 40 municípios, quase na linha vermelha, hoje estamos em primeiro lugar, para que isso fosse possível tivemos o empenho de todas as secretarias e principalmente da Prefeita Cleide Prates, que sempre nos apoio e cooperou com as ferramentas que criamos para atingir as metas” relatou.

Itaipulândia agora tem sido referência, o método de trabalho e as ferramentas criadas pela coordenação local estão sendo compartilhadas e replicadas com a coordenação da Itaipu Binacional e municípios da região Oeste do Paraná.

Nesta semana a coordenação municipal também efetuou a entrega de certificados a Raquel Simon Conti e Vanderlei Schneidt que contribuíram com mérito na coleta dos indicadores do Programa. “através destes certificados estamos valorizando e reconhecendo o mérito de pessoas que foram destaque na coleta dos indicadores, gostaríamos de estar homenageando mais colaboradores, contudo ambos foram excepcionais, um deles inclusive ajudou outras 3 secretarias, isso demonstra sinergia e trabalho em equipe e sentimos necessidade de reconhecer essa colaboração” frisou Valdecir Bittencourt.