REUNIÃO COM EQUIPE DA SAÚDE E 9º REGINOAL VISA ADEQUAR EXIGÊNCIAS NO HOSPITAL E MATERNIDADE ITAIPULÂNDIA

REUNIÃO COM EQUIPE DA SAÚDE E 9º REGINOAL VISA ADEQUAR EXIGÊNCIAS NO HOSPITAL E MATERNIDADE ITAIPULÂNDIA


Data de Publicação: 30/04/2019

Na última semana foi realizado uma reunião com autoridades municipais, equipe da saúde do município e representantes da 9º Regional de Saúde, para fazer uma avaliação e verificar a real situação do Hospital e Maternidade Itaipulândia.

Neste encontrou foi realizada a leitura do Relatório de Inspeção que ocorreu nos dias 19 e 20 de março de 2019, onde foram levantadas algumas adequações no fluxo do trabalho hospitalar e melhorias na estrutura físico-funcional.

Com isso, a equipe de saúde pode expor para todos os presentes, as dificuldades encontradas nos processos para aquisição desde uma embalagem plástica para acondicionar medicamentos para os pacientes, até um equipamento médico-hospitalar, devido a burocracia para compras públicas, obstáculo enfrentado pela secretaria de saúde.

Foi relatado também, e com documentos protocolados comprovados, que os profissionais do Hospital e Maternidade Itaipulândia estão sim preocupados em melhor atender a população, desde dispor de equipamentos seguros que suprem as necessidades, medicamentos, até uma simples gaze, mas com qualidade, que ofereça economicidade, mas principalmente segurança e eficácia. Porém, a maioria das vezes, os processos não ocorrem conforme solicitados, onde empresas de má fé participam dessas licitações, atrasando a entrega, cotando material de qualidade inferior, entre tantos outros problemas enfrentados.

Outro assunto discutido, foi a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Itaipulândia (HMI). Foi relatado a dificuldade que se enfrenta em relação a empresa contratada para a elaboração do projeto, pois já se passaram meses, já realizado prorrogação de prazo, e em todo esse período a empresa apresentou projetos, porém, que não atendem as necessidade do município, e nem a Resolução RDC 50/2002, que dispõe regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação dos projetos voltados à áreas da saúde.

Ressalta-se, porém, que as devidas providências estão sendo tomadas, para que a população Itaipulandiense possa usufruir de um hospital devidamente estruturado, físico-funcional, o mais breve possível.

Neste encontro estiveram reunidos, a Prefeita Cleide Prates, Secretária de Saúde Márcia Tak Parizotto, Diretora do Hospital e Maternidade Itaipulândia Lenir Klajn, Secretário de Administração Laércio Wolmuth, Lirio Lima Auxiliar Administrativo, Membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Enfermeira Maria Isabel de Freitas, Farmacêutica Marli Werle, Médico Walter Orellana, Nutricionista Silvane Groth Lange, com Autoridades Sanitária da Secretária de Estado da Saúde do Paraná/9ª Regional de Saúde, Francisca de Chagas Batista, Pamila Leoncio, Rosa Topanotti, Maria dos Anjos.

Ver mais notícias