ITAIPULÂNDIA REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO PARA PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DO PROJETO PREVENÇÃO E REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NÃO INTENCIONAL NA ADOLESCÊNCIA

Data de Publicação: 03/05/2019

Na sexta-feira, dia 03 de maio, foi realizada importante reunião sobre o projeto ITAIPU e AMOP, convênio com 54 municípios da região oeste do Paraná, firmado com os prefeitos dessa região, ainda no ano de 2018.

Em dezembro desse mesmo ano, foi realizado somente o evento de lançamento do projeto, que tem por objetivo firmar políticas públicas de prevenção e redução dos casos de gravidez não intencional na adolescência, e terá como público-alvo adolescentes de 14 e 15 anos, especificamente nos municípios da região Oeste do Paraná. O referido projeto possui ações previstas com o município, bem como a previsão de elaboração de outras ações, sendo assim uma construção colaborativa.

Em um primeiro momento, será realizada a capacitação de até 8 profissionais para esse trabalho, e, posteriormente, a elaboração de um plano de trabalho. Dos 8 profissionais que o município pode capacitar para o projeto, serão 2 de cada setor dos segmentos envolvidos na parceria: Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho Tutelar.

Em um segundo momento, será realizada a produção de dados, buscando saber a real situação do município e da região neste aspecto.

Em um terceiro momento, serão realizadas campanhas publicitárias, com previsão para meados do segundo semestre deste ano.

Na reunião para discutir o projeto, estavam presentes os representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, juntamente com a representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).