RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO PARA ELEITORES DE ITAIPULÂNDIA COMEÇA DIA 20 DE MAIO

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO PARA ELEITORES DE ITAIPULÂNDIA COMEÇA DIA 20 DE MAIO


Data de Publicação: 07/05/2019

No dia 20 de maio, inicia o recadastramento biométrico para os eleitores da 122ª Zona Eleitoral a qual pertence o município de Itaipulândia. O recadastramento é obrigatório e os eleitores que não efetuarem não estarão aptos para votar na próxima eleição, pois terão o título de eleitor cancelado, o que acarreta problemas com a justiça eleitoral. O prazo para recadastrar é o dia 20 de outubro.

Segundo a Justiça Eleitoral, por intermédio do Cartório Eleitoral, que representa a 122ª Zona Eleitoral, o procedimento foi regulamentado pela Resolução TRE/SP 461/2018 e visa garantir atualização e integridade do cadastro de eleitores, de modo a prevenir erros e fraudes. O endereço para o recadastramento é Rua Nereu Ramos, 400, próximo à Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu. O horário de atendimento é das 12h às 19h. O atendimento do Fórum eleitoral de São Miguel ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Maiores de 70 anos também devem comparecer ao Fórum Eleitoral de São Miguel para realizar o recadastramento Biométrico. Aos jovens entre 16 e 18 anos o voto é facultativo, mas pede-se que façam o título de eleitor, para desde cedo participarem diretamente dos pleitos, exercendo o direito de votar, e fazendo parte dos processos eleitorais.

É necessária a apresentação dos seguintes documentos:

– Documento com foto

– Comprovante de residência ou de trabalho

– Título de Eleitor

Observação: Caso você tenha perdido seu título leve os documentos acima que o recadastramento será feito normalmente.

A Justiça Eleitoral convoca a todos os eleitores, inclusive os maiores de 70 (setenta) anos para o recadastramento biométrico, em que pese o voto lhes seja facultativo.

Para o recadastramento do eleitor são coletados os dados biométricos por meio de sensores de scanner de alta definição, que armazenam as impressões de todos os dez dedos das mãos, além de digitalizar a assinatura e anexar uma foto do eleitor.

O TRE ressalta que quem não realizar o recadastramento biométrico terá o seu título de eleitor cancelado. O que pode acarretar em vários problemas, como, por exemplo, não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo público, não obter passaporte ou carteira de identidade.

Para atualizar o cadastro basta comparecer ao cartório eleitoral portando um documento oficial com foto e comprovante de residência.

No município de Itaipulândia estará disponibilizando transporte gratuitamente para os eleitores se locomoverem até o local, a partir do dia 20 de maio.

Ver mais notícias