SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INOVA E OFERECE TRATAMENTO DE EQUOTERAPIA PARA OS MUNÍCIPES

Data de Publicação: 08/05/2019

Visando sanar a demanda já existente, a Secretaria Municipal de Saúde, assinou na manhã desta quarta-feira, dia 08 de maio, o contrato de serviços Terapêuticos Equoterapia.

Os atendimentos serão executados no Rancho do Cowboy, na comunidade de Esquina Gaúcha.

A empresa vencedora contará com uma equipe multidisciplinar, formada por um fisioterapeuta, um psicólogo e um equitador e condutor de animais, com curso de equitação para equoterapia.

O mesmo deverá atender até 50 sessões por mês, de no mínimo 30 minutos cada, o qual passará a ser executado mediante empenho do contrato.

O principal objetivo desta nova modalidade de atendimento, que será oferecido pelo município, é de melhorar a qualidade de vida dos usuários desse serviço.

A equoterapia, também chamada de hipnoterapia é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Indicado para: paralisia cerebral, acidentes vasculares cerebrais, traumas crâneo-encefálicos, atrasos maturativos, formas psiquiátricas de psicoses infantis, autismo, Síndrome de Down , dependentes químicos, estresse e depressões, hiperatividade dificuldade no aprendizado, timidez, falta de coordenação motora, correções de postura, alguns problemas ortopédicos, distúrbios visuais e/ou auditivos.