Secretaria de Educação, Cultura e Esportes realiza palestra com promotor de justiça.

Data de Publicação: 17/05/2019

Na última terça-feira (14), atendendo a convite da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o promotor de justiça, Doutor André Luiz Querino Coelho, da Vara da Infância, foi responsável por ministrar palestra, tendo como público-alvo os profissionais da educação de todas as escolas e CMEIs da rede municipal para abordar os aspectos legais para o enfrentamento à violência, ao abuso e à exploração sexual da criança e adolescente.

Durante a palestra, realizada no auditório do Centro de Artes, foram explanados assuntos referentes ao tema proposto, dentre eles, a responsabilidade de cada profissional enquanto educador em denunciar qualquer tipo de abuso ou violência em relação à criança e adolescente a partir do momento em que toma conhecimento ou suspeita de alguma fato relacionado ao tema em questão e possíveis penalidades em caso de omissão. O palestrante também informou sobre os mecanismos de defesa e proteção da legislação vigente, os trâmites legais de um processo, desde a denúncia até o encarceramento ou absolvição do acusado e conclusão do inquérito.

No desenrolar da palestra, o promotor de justiça, Doutor André Luiz, destacou a importância da denúncia e a diferença que faz na vida da criança/adolescente que é vítima e que necessita de proteção, e encerrou com a frase de Guimarães Rosa: “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”