Gestantes realizam pré-natal junto com os parceiros no PSF do Caramuru


Data de Publicação: 24/05/2019

Na quinta-feira, dia 16, a equipe Estratégia Saúde da Família do Caramuru, juntamente com o NASF, realizou o 2º Encontro das Gestantes com seus parceiros.

Na oportunidade a Nutricionista Silvane Groth proferiu a palestra sobre Alimentação na Gestação.

O programa de pré-natal do homem foi normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011 para prevenir doenças e combater essa desigualdade, estimulando a paternidade ativa e cuidadora antes, durante e depois do nascimento.

Os homens, em sua grande maioria, tendem a se negar a realizar prevenção e autocuidado frente a problemas de saúde a que estão expostos; sendo assim, geralmente, a população que mais sofre com o agravamento de doenças e que procuram atendimento médico já nos estágios mais avançados.

Pensando nisso, foi criada pelo SUS a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) na tentativa de promover a procura de homens pelos serviços de saúde para prevenção de doenças, com qualidade de vida e evitar que elas se agravem e avancem.

Outra característica masculina é a ideologia de que o pré-natal é um atendimento em saúde de responsabilidade da gestante, sem necessidade de sua participação ativa e cooperativa.

Dessa maneira, essa Política promove também participação do homem nos cuidados do pré-natal e do parto e tem como objetivo a paternidade responsável, presente e cuidadora.

Denominado de pré-natal masculino, o programa aborda os parceiros sexuais das grávidas com ações visando os seguintes benefícios:

• Maior aderência ao tratamento da sífilis e do HIV para redução de transmissão para o bebê pela não aderência dos parceiros ao tratamento;

• Fortalecer e apoiar as famílias, ampliando o envolvimento dos homens no cuidado com a mãe, a criança e o adolescente;

• Promover a paternidade afetiva com impacto importante no desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos;

• Facilitar e estimular o acesso do homem às ações e serviços de saúde;

• Aumentar o autocuidado e contribuir com a redução das doenças agudas e/ou crônicas, da mortalidade e a melhoria da qualidade de vida.

Mas tão importante quanto participar do acompanhamento nas consultas de pré-natal é entender que o nascimento é um momento único em que a presença do pai/parceiro faz toda a diferença para a mulher, principalmente no que diz respeito à segurança que a mesma necessita e por ser, por muitas vezes, a única referência emocional da grávida.

Ver mais notícias