Desrespeito e falta de educação na Semana do Meio ambiente


Data de Publicação: 03/06/2019

Mesmo a prefeitura tendo cercado o antigo aterro sanitário, localizado próximo a comunidade do Botafogo, o desrespeito e a falta de educação contra o meio ambiente continuam. A prefeitura faz a coleta do lixo, conforme cronograma, regularmente, tanto na cidade como nas comunidades do interior. No entanto, muitas pessoas insistem em jogar lixo em áreas inapropriadas, no período noturno escondido da fiscalização. O que muitos não sabem é que a prática pode ser denunciada e os infratores sofrerem as penalidades da lei de crimes ambientais. Lembrando que quem for pego colocando lixo neste local ou as margens de rodovias serão multados de acordo com a lei.

Além de sujar a cidade e o entorno, quem despeja lixo ou entulho em via pública, além de demonstrar falta de educação, é também considerada uma contravenção penal prevista no artigo 54 da Lei 9.605/98 que aplica pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

A população pode contribuir com a fiscalização, denunciando quem tem essa atitude reprovável. Para isso, é importante que a denúncia possua fotos, vídeos e até testemunha.

Para que a denúncia seja registrada, o denunciante pode protocolar o material na Prefeitura ou até via telefone, por meio da Secretaria Agricultura de Meio Ambiente (3559-8027), para que o fiscal vá até o local averiguar a situação.

Há que ressaltar que durante esta semana a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente estão com uma intensa programação, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).

Ver mais notícias