Secretaria de Educação realiza encontros com os professores da rede municipal para informar das ações realizadas e planejadas a partir do levantamento de dados da realidade educacional


Data de Publicação: 05/06/2019

Tendo início no dia 24 de maio, nos grupos de estudo presenciais dos professores da rede municipal, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes deu início ao repasse de informações e discussão sobre as ações já realizadas, as que estão em andamento e planejamento de ações com base no levantamento de dados da realidade educacional.

O referido levantamento de dados da realidade escolar, realizado no final do ano letivo de 2018, teve por objetivo oportunizar a construção de um conhecimento mais efetivo da realidade socioeducacional, visando à possibilidade de uma intervenção adequada para garantir uma educação inovadora.

Nos Encontros, primeiramente foi realizada uma análise referente à estrutura física das instituições que a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes abrange, visando discutir melhorias, adequações e readequações, ampliações, organização de espaços externos, quadra esportiva, salas maiores e mais adequadas, novo prédio, biblioteca, laboratório de informática, refeitório e brinquedoteca, sendo ainda discutida a aquisição de materiais permanentes, condicionadores de ar, materiais pedagógicos e esportivos.

Em um segundo momento, foi discutido sobre a participação e desinteresse das famílias, bem como a desestruturação familiar e falta de interesse dos pais no que se refere ao que é ensinado na escola, tópico de conversação que veio acompanhado da ideia de discutir o papel da família na escola, além de propor orientações para os pais, com a oferta de palestras, orientações individualizadas e em grupos, com acompanhamento psicológico já ofertado pelo município.

Em um terceiro momento, foi exposta a interferência política em relação às questões problemáticas no âmbito educacional do município. Também foi abordado o tópico referente ao relacionamento interpessoal, que será trabalhado pelas psicólogas do município, com formações relacionadas ao tema (algumas já realizadas).

Esses encontros para discutir sobre o levantamento de dados foram coordenados pela Secretária de Educação, Cultura e esportes, Marli Basso, juntamente com a Diretora do Departamento de Ensino, Marlise Marlene Bialeski.

Ver mais notícias