Secretaria de Assistência Social realiza capacitação para mais um grupo de Pretendentes a Famílias Acolhedoras


Data de Publicação: 06/06/2019

A Secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo mais uma capacitação para as famílias participantes do processo de habilitação para se tornarem famílias acolhedoras. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de crianças e adolescentes foi regulamentado por meio da Lei Municipal 1.611 de novembro de 2017, com o objetivo de garantir a crianças e adolescentes proteção e o retorno ao convívio familiar.

A Família Acolhedora integra o Serviço Municipal de Proteção Social Especial desenvolvido no Órgão Gestor da Assistência Social e tem como base legal a lei municipal e Lei Federal 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente. O serviço é uma modalidade de acolhimento preferencial e provisório que visa a garantir à criança e ao adolescente o direito constitucional à convivência familiar e comunitária, bem como a individualização do atendimento.

Serão realizados sete encontros com as famílias. Os primeiros aconteceram em trinta de maio e no dia quatro de junho. Todos os encontros serão realizados às 19 horas até às 21h30, na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Independência nº 1703.

A iniciativa será promovida por meio de oficinas, conduzidas pelos profissionais da equipe do Serviço e por especialistas convidados.

A secretária municipal de Assistência Social, Sandra Zeni Facioni, afirmou que “a capacitação objetiva oferecer conteúdo temático para as famílias cadastradas no Serviço de Acolhimento Familiar, e também habilitar as famílias cadastradas”.

Atualmente, quatro famílias já foram habilitadas e outras nove estão em processo de habilitação, as quais participarão das capacitações.

A Coordenadora do Serviço Tânia Mahl citou que: “a capacitação é muito importante, pois se trata de um serviço de alta complexidade, é o momento em que as famílias cadastradas possam conhecer o Serviço e serem orientados a lidar com as situações que poderão ocorrer durante o processo de acolhimento”.

As Famílias que ainda não estão cadastradas e possui interesse de fazer parte do serviço poderão buscar informações junto a Secretaria Municipal de Assistência Social ou pelo telefone 3559-2024.

Ver mais notícias