Semana do Meio Ambiente é lembrado com várias ações em Itaipulândia

Data de Publicação: 10/06/2019

Durante toda a semana, dos dias 03 ao dia 07 de junho, o Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Esporte, Programa Encontros e Caminhos, Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Emater, Biolabore e Coletivo Educador realizou várias atividades e ações ambientais em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira com atividades de Educação Ambiental com as escolas municipais, onde foram trabalhados temas variados em prol do meio ambiente, entre eles uma palestra sobre a importância da árvore, o cuidado com o ar, solo e água com oficinas de colagem, plantio de sementes de espécies arbóreas.

Na terça-feira foram realizadas a Rodada de Oficinas em Busca de Sustentabilidade e Exposição de Artesanatos de Pneus Inservíveis com alunos da rede estadual de ensino. Foram abordados os seguintes temas:

Utilização de óleo de cozinha para fabricação de sabão de limão; inseticida natural; reaproveitamento de garrafas PET para montagem de Puff, reaproveitamento de caixas (Tetra Park) de leite para fazer manta térmica; e composteira, em parceria com Técnicos da EMATER e Exposição de Artesanato de Pneus Inservíveis foi em parceria com os artistas Jocemara Bazei e seu esposo Ademir Bazei.

Na quarta-feira foram realizadas Oficinas de Plantas Medicinais no Uso Doméstico (alimentação e higiene) em parceria com as técnicas da BIOLABORE e abertura da Campanha de Recolha de Lixo Eletrônico e óleo de cozinha. Onde foram apresentados os benefícios das plantas medicinais e como elas devem ser usadas, também foi ensinado a fazer a receita de um repelente natural e o sal com plantas condimentares, envolvendo os alunos da rede estadual de ensino, cozinheiras, nutricionistas e alunos da Escola Multi-educar.

Na sexta-feira teve mais uma Oficina de Resíduos sólidos com alunos da rede municipal de ensino, onde foi abordada a importância de separar os resíduos em casa. Também foram distribuídas mudas de árvores frutíferas para plantar em casa.

As atividades continuam nesta semana, com objetivo de disseminar conhecimento, buscando uma conscientização ambiental e preservando o meio ambiente e automaticamente melhorar a qualidade de vida.