Tratamento de Equoterapia começa atender pacientes em Itaipulândia

Data de Publicação: 18/06/2019

A administração municipal de Itaipulândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou a colocar em prática o tratamento de equoterapia no município.

Nesta terça-feira (18), o Prefeito em exercício Vilso Nei Serena, juntamente com a secretária de Saúde Márcia Parizotto e o Diretor do Departamento de Saúde, Eder dos Santos, estiveram visitando as instalações e verificando de que forma o atendimento acontecesse.

Os atendimentos estão sendo realizados no Rancho do Cowboy, na comunidade de Esquina Gaúcha, contando com uma equipe multidisciplinar, formada por uma fisioterapeuta Andressa Baron, uma psicóloga Katia Cochem e um médico Dr. Edwin Vargas e um equitador e condutor de animais Luis Carlos Fernandes (Sérgio Reis), com curso de equitação para equoterapia.

As sessões estão acontecendo todas as terças e sextas-feiras, atendendo 10 pacientes por semana.

O principal objetivo desta nova modalidade de atendimento, que será oferecido pelo município, é de melhorar a qualidade de vida dos usuários desse serviço.

A equoterapia, também chamada de hipnoterapia é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.

Indicado para: paralisia cerebral, acidentes vasculares cerebrais, traumas crâneo-encefálicos, atrasos maturativos, formas psiquiátricas de psicoses infantis, autismo, Síndrome de Down , dependentes químicos, estresse e depressões, hiperatividade dificuldade no aprendizado, timidez, falta de coordenação motora, correções de postura, alguns problemas ortopédicos, distúrbios visuais e/ou auditivos.