Alunos do Colégio Costa e Silva participam da execução de mais uma fossa ecológica em Itaipulândia

Data de Publicação: 25/06/2019

Com a presença do prefeito em exercício Vilson Nei Serena (Viti), foi construído mais uma fossa ecológica do projeto Encontros e Caminhos 2019. A fossa ecológica foi executada nesta terça-feira (25), na propriedade do Sr. Abel Dias, na comunidade do Guaraci, coordenados pela Departamento de Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Infraestrutura e a 9ª turma do Colégio Estadual Costa e Silva, do professor Sérgio Bif.

Os alunos participaram da execução do projeto da fossa ecológica, auxiliando e aprendendo como realizar o tratamento eficiente de esgotos e dejetos domésticos, garantindo a saúde do solo e o descarte adequado de pneus e entulhos de obras. Este trabalho teve como tema a bioconstrução de uma fossa ecológica, conhecida também como BET – Bacia de Evapotranspiração dos dejetos doméstico Familiar.

Esse sistema de tratamento visa limpar de uma forma ecológica as águas marrons, não gerando nenhum efluente e evitando a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação completamente limpa.